19/04/2013 - Cadastro Positivo SPC

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento.

A expectativa é que, colocada em prática, a Lei Federal 12.414/2001 que instituiu o Cadastro Positivo possa favorecer a queda dos juros bancários para os bons pagadores.

Algumas experiências obtidas pelo Mercado Internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.

Assim, o Cadastro Positivo poderá facilitar muito a vida do consumidor no momento de se conseguir um empréstimo ou um financiamento, uma vez que poderá ser utilizado pelo mercado como ferramenta para análise e reconhecimento do bom pagador.

Benefícios:

• Trazer facilidade para as compras a crédito e para a aprovação de empréstimos e financiamentos.
  • Proporcionar melhores condições comerciais (maior prazo e menores taxas de juros).

Direitos do Consumidor:

• Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito.
  • Solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento.
  • Pode solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema.
  • Conhecer os principais critérios considerados para análise de risco, resguardado o segredo empresarial.
  • Solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.

Os interessados deverão comparecer a CDL munidos de RG e CPF a fim de fazer seu cadastro gratuitamente.

Fonte: www.fcdl-rs.com.br