Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/wwwcdl/public_html/noticias.php:15) in /home/wwwcdl/public_html/menu.php on line 4

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/wwwcdl/public_html/noticias.php:15) in /home/wwwcdl/public_html/menu.php on line 4
 
 
área do associado
Preenchimento obrigatório.Digite apenas os números.
Preenchimento obrigatório.Formato inválido.
parceiros
Notícias << voltar
 
23/01/2014 - Inadimplência está ligada a maus hábitos financeiros
 

 

Ao contrário do que muitos pensam, a inadimplência está relacionada a maus hábitos de planejamento financeiro, e nem sempre à renda baixa. De acordo com economistas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), existe descontrole financeiro e inadimplência mesmo entre as famílias de renda elevada.

 

Os especialistas chegaram a esta conclusão comparando resultados de diversas pesquisas realizadas durante o ano passado. Um levantamento feito em agosto, por exemplo, para traçar o perfil do consumidor inadimplente no Brasil revelou que 16% das pessoas com contas em atraso há mais de 90 dias pertenciam às classes D e E, com renda familiar inferior a R$ 905 por mês. No entanto, ao avaliar essa mesma concentração de consumidores de menor renda entre a amostra de adimplentes, o percentual passa para 22%.

Outros dois estudos sobre a Educação Financeira do Brasileiro (fevereiro/2013) e sobre o Comportamento de Consumo no Brasil (outubro/2013) mostram que 88% dos brasileiros se declara "muito controlado" ou "moderado" em relação aos hábitos de compra.

No entanto, apesar da autoimagem de controlado em relação às compras, os consumidores relataram diversas práticas que contradizem esse comportamento ideal. Por exemplo, 59% já ficaram no vermelho por conta de gastos que não precisavam ter realizado e 69% já fizeram compras apenas para "se sentirem fortes, ricos ou poderosos".

Os inadimplentes ainda adotam posturas mais arriscadas em relação a empréstimo de nome, sendo que 20% dos entrevistados desse grupo revelaram que têm o hábito de emprestar o próprio nome a terceiros para que estes possam fazer compras. Destes, 96% não tomam nenhuma precaução, como pedir uma nota promissória a quem emprestou o nome.

Além disso, 42% dos entrevistados declararam que não guardam qualquer quantidade de dinheiro para uma situação de emergência.

Por outro lado, os adimplentes se mostram menos arriscados e possuem hábitos ligados a um bom planejamento financeiro. Por exemplo, 76% fazem lista de compras antes de ir ao supermercado, 83% pesquisam preços antes de comprar qualquer produto ou serviço, 63% acompanham mensalmente das suas receitas e despesas e 17% buscam informações sobre questões financeiras com frequência.

 

 

 
 
(54) 3291.1307 - cdl@cdlsaomarcos.com.br
Av. Venâncio Aires, 1085 sala 502
Bairro Centro - 95190-000 - São Marcos - RS
Desenvolvido por Ongate