Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/wwwcdl/public_html/noticias.php:15) in /home/wwwcdl/public_html/menu.php on line 4

14/10/2015 - NOTA DE REPÚDIO A FEIRA DO ‘BRÁS’

Ontem a tarde representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de São Marcos) e da CIC (Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária) estiveram no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo, para demonstrarem a indignação do comércio local diante a realização de uma FEIRA DOS FABRICANTES DO BRÁS (de SÃO PAULO), que comercializou na cidade, durante três dias, confecções, calçados, jeans, bolsas, acessórios, entre outros. Ambas as entidades não são contra ninguém, porém manifestaram a indignação quanto ao evento que estava comercializando produtos falsificados, inclusive sem emitir cupom fiscal, já que obtiveram alvará como Micro Empreendedor Individual (MEI). Reitera-se que a venda de produto falso é crime conforme previsto no Código Penal, arts. 175 e 184 (fraude no comércio vender produto falso, como se verdadeiro fosse).

A insatisfação é devido a concorrência desleal já que nossas lojas precisam pagar todo e qualquer tipo de imposto e estes comerciantes vieram aqui, lucraram aqui e irão gastar o dinheiro arrecadado aqui em outro município, em outro Estado; deixando a Prefeitura, desta forma, de arrecadar mais impostos e consequentemente investir na qualidade de vida da nossa população. Acredita-se que todos os são-marquenses perderam com isso, porque mesmo tendo pago um valor menor pela mercadoria, a qualidade oferecida era também inferior a tudo que é vendido pelos lojistas do município.

Respeitamos e entendemos todos que defenderam e gostaram da Feira, porém não podemos calar, não nos manifestar, e deixar nossa opinião de que somos totalmente contrários a venda de falsificados e sonegadores de impostos. Gostaríamos de agradecer a FCDL e também o deputado estadual Tiago Simon que nos prontamente nos atenderam no final de semana e no feriado, nos orientando e esclarecendo dúvidas. Diante a contrariedade de nossos associados e de outros que pertencem ao comércio de São Marcos; tentamos contato com a Receita Federal, Receita Estadual, Delegacia, Procon, mas tudo em vão e sem sucesso em função do horário e por ser final de semana.
Só queremos deixar claro que nossa única exigência é o bom senso, principalmente em épocas em que a condição financeira do país não está favorável a ninguém. Só queremos coibir esse tipo de atitude porque o nosso comércio local paga imposto, gera empregos, apoia nossos eventos. Consideramos isso um descaso, uma concorrência desleal. Pois, este tipo de comércio foi liberado em área coberta e central, lesando todos que contribuem com a administração municipal, que precisam se enquadrar dentro das exigências em que a fiscalização municipal exige: licenças que incluem sanitária, bombeiros, Justiça do Trabalho, Sindicato Patronal, Sindicato dos Empregados, Alvará de Localização, ITBI, ISSQN, contador, laudo elétrico, laudo populacional, água, luz, e etc.

Assim sendo, todos estes motivos foram explanados para o prefeito Demétrio Lazarretti, bem como a Secretaria da Fazenda e a Fiscalização do Poder Público. Agora esperamos que o prometido se cumpra, que a lei seja revista. Que feira seja feira, que comércio ambulante seja ambulante, e que principalmente os valores cobrados sejam revistos e que o comércio são-marquense não seja mais prejudicado. Afinal, não adianta realizarmos a Marcoprêmio para incentivar as vendas e sortear prêmios para quem compra em São Marcos se quem leva o dinheiro da nossa comunidade são os de fora daqui!